Os engenheiros da gigante chinesa Xiaomi anunciaram nesta sexta-feira (11) que telefones celulares sem porta USB para carregamento de bateria estarão disponíveis a partir de 2022.
A expectativa é que esses aparelhos se assemelhem ao smartphone Vivo Apex, cuja foto está no começo desta matéria. Ele não tem entradas para cabos nem botões, e depende de carregamento sem fio.
No fim de maio, a Xiaomi apresentou oficialmente o novo carregador HyperCharge que oferece carregamento rápido com fio de 200 W e carregamento rápido sem fio de 120 W. O acessório será compatível com futuros smartphones premium da fabricante.
Para os engenheiros responsáveis pelo anúncio, o carregamento com fio só permanece sendo utilizado em larga escala pela falta de aperfeiçoamento da tecnologia sem fio. No entanto, em um futuro próximo, seria possível esperar o lançamento de dispositivos com carregamento sem fio por padrão e com tecnologia aprimorada.
Ainda de acordo com a Xiaomi, a intervenção do governo chinês na regulamentação do método de carregamento sem fio pode impulsionar fabricantes de acessórios a implementarem melhorias na qualidade dos produtos ofertados no mercado, tornando esse tipo de produto mais comum nas prateleiras.