Isolamento no estado na quarta foi de 49%, disse Doria, sendo que a meta é de 70%. Operadoras de telefonia registrarão aglomerações a partir de dados de antenas.
O estado de São Paulo passou a utilizar um sistema de monitoramento com ajuda de sinais de celulares, que são cedidos por antenas de quatro operadoras de telefonia, para saber se as pessoas estão em casa e localizar aglomerações. Segundo o governador do estado, João Doria (PSDB), o sistema de monitoramento inteligente começou a ser testado na quarta-feira (8) e é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, da Claro, da Oi e da Tim.
Segundo a secretária Patricia Ellen, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, o governo não tem acesso aos números dos celulares, apenas às localizações. Também serão fornecidos mapas às prefeituras de cidades com mais de 30 mil habitantes.
“As operadoras vão passar a monitorar o isolamento no estado de São Paulo durante a quarentena (que acaba em 22 de abril)”, afirmou Doria, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
“A partir das informações dos dados dos usuários de telefonia, ou seja, 100% dos dados, nós poderemos identificar os locais onde existir concentração, para realizar ações de isolamento e também orientações e advertências, se necessário, se o mapeamento mostrar concentrações de pessoas”, salientou Doria.
A taxa de isolamento social no estado de São Paulo caiu para 49% nesta quarta-feira (8), menor índice registrado desde o início da quarentena, instituída para evitar a propagação do novo coronavírus. Segundo o governo estadual, a estratégia é efetiva quando atinge uma taxa superior a 70%. No último domingo (5), o índice chegou ao seu ápice, com 59% da população, mas voltou a cair ao longo da semana.
Número de WhatsApp
O governo lançou também um número de WhatsApp para que a população possa enviar perguntas e tirar dúvidas sobre a doença, além de receber informações. O número é 9-5220-2923.
Basta adicionar o número em seu telefone e enviar uma mensagem com um “oi”.
Via: globo