O pessoal do site XDA-Developers encontrou indícios de que a Samsung já trabalha na próxima geração do modo DeX, recurso que permite “transformar” um celular das linhas Galaxy S e Note em um minicomputador — e há uma possível grande novidade a caminho.
- Apple paga à Samsung R$ 5 bilhões por não comprar telas OLED suficientes
- 6G chega em 2028 com velocidade de até 1.000 Gbps, prevê Samsung
- Depois da Apple, Samsung também cogita vender celulares sem carregadores em 2021
Ao que tudo indica, os novos Galaxy Note 20, marcados para serem apresentados no próximo dia 5, serão capazes de ativar o modo DeX em uma TV ou monitor sem o uso de cabos. De acordo com o colaborador Max Weinbach, as informações estavam disponíveis por engano no app Samsung Tips (que dá dicas de uso em alguns smartphones da empresa), em seu Galaxy S20 Ultra e Galaxy Z Flip.
Como podemos ver na captura de tela abaixo, o modo DeX sem fio poderá ser ativado a partir da central de notificações — aparentemente, basta habilitar a função e escolher uma TV ou monitor compatível.
A revelação também se destaca pela presença da palavra “Dream” no começo do título — a linha S10 era chamada internamente de Dream. Ou seja, modelos mais antigos da Samsung deverão suportar o DeX Wireless. Logo, também podemos presumir que as linhas Galaxy Note 10 e Galaxy S20 também receberão o suporte.
Uma nova maneira de usar o celular
O modo DeX foi lançado em 2017 junto da linha Galaxy S8 como uma maneira de usar o celular como um computador. Basicamente, você o plugava em um dock e a interface do smartphone se adaptava à tela grande. Também era possível conectar teclado e mouse ao dock.
Com a chegada do Galaxy Note 9, a Samsung eliminou a necessidade de usar o dock, á que o celular tem suporte nativo ao modo DisplayPort Alternado e basta usar um adaptador para ligar o celular ao monitor/à TV. Com o Note 10, o DeX deixou se se conectar apenas a TVs e monitores e ganhou suporte para computadores com Windows e Mac.
Via: Canaltech