A Samsung discretamente despachou a nova versão do Galaxy S20 FE para as lojas brasileiras. Agora, o smartphone conta com processador Snapdragon 865 (Qualcomm). Os preços apurados no e-commerce são R$ 2.271 (128 GB) e R$ 4.999 (256 GB) respectivamente.
Os chips Qualcomm são conhecidos por seu bom desempenho e baixo consumo de energia. No entanto, o telefone pode ser adquirido em vários mercados cuidadosamente selecionados. A Samsung gosta do chip Exynos porque pode economizar custos no processo de fabricação.
Fora os processadores, as duas versões possuem a mesma ficha técnica, que inclui tela de 6,5 polegadas com resolução de 2400 x 1080 pixels, duas opções de espaço interno, sendo uma com 128 GB e outra com 256 GB, além de dois tipos de memória RAM: 6 GB ou 8 GB.
O celular traz câmera tripla na parte traseira, sendo que a principal tem 12 megapixels, e uma câmera única na área frontal com 32 megapixels. O Galaxy S20 FE Samsung tem bateria de 4.500 mAh e slot para cartão micro SD de até 1 TB. Está disponível nas cores azul marinho, branco, lavanda, laranja, menta e vermelho.
A definição do processador em smartphones da Samsung é motivo de polêmica na internet. A empresa foi alvo até mesmo de abaixo-assinado no passado por causa disso. Na ocasião, a companhia declarou que processadores Exynos e Snapdragon “passam pelo mesmo cenário rigoroso de testes para fornecer um desempenho consistente e ideal durante todo o ciclo de vida do smartphone”.
Parte dos consumidores discorda do uso do chip Exynos, de fabricação própria. Duas unidades de Galaxy S20 FE decepcionaram nos testes por causa da bateria com baixo de desempenho e vários episódios de travamentos. No entanto, há compradores do produto com experiência completamente distinta: ficaram apaixonados pela alta velocidade do S20 FE. O lançamento da variante com Snapdragon no mercado brasileiro pode ajudar a pacificar a questão.
Vale dizer que o sucessor deste aparelho já estaria em desenvolvimento, com previsão de lançamento até o fim do ano no exterior. Ainda sem preço definido, o suposto Galaxy S21 FE deve ter a mesma diferença entre os chips, sendo que o Exynos 2100 deve chegar à maioria dos países, enquanto o Snapdragon 888 ficaria reservado a apenas alguns territórios.