Um relatório da Sensor Tower revelou que o TikTok é o aplicativo mais baixado e lucrativo do planeta em 2021.
A rede social chinesa conseguiu arrecadar $ 2 bilhões (mais de R11 bilhões) nos últimos 11 anos, primeiros meses do ano, o que o coloca à frente do YouTube, Piccoma, Tinder e Disney +, os outros programas que completam os cinco primeiros.
Até o fim do ano, é provável que a plataforma de vídeos curtos chegue a US$ 2,3 bilhões, o que a faria ter acumulado mais de US$ 3,8 bilhões (R$ 21,2 bilhões) desde o seu lançamento.
Os gastos dos consumidores com aplicativos devem chegar a US$ 133 bilhões (quase R$ 745 bilhões) em 2021, conforme revelam as projeções da Sensor Tower. Isso sugere um crescimento de 19,7% no comparativo com o ano passado — cerca de US$ 111,1 bilhões (R$ 622 bilhões) de 2020 — e quase o dobro dos gastos em 2019.
No Google Play, o TikTok fica apenas na quarta posição em arrecadação financeira, mas mantém o topo na App Store. A loja Apple, inclusive, mantém a receita bem maior que a concorrente: cerca 1,8 vezes mais do que o mercado do Google. O comércio de apps no iOS e demais sistemas da companhia movimentaram US$ 85 bilhões (R$ 476 bilhões) neste ano, aumento de 17,7% em relação a 2020. Já a loja do Android mantém o ritmo de crescimento e deve ter uma ampliação de 23,5%, o que representa US$ 47,9 bilhões (R$ 268 bilhões).
Games continuam no topo
Embora os aplicativos tenham lucrado montantes consideráveis de dinheiro, são os games que mantém a liderança em gastos globais do usuário. Em 2021, o setor ganhou US$ 52,3 bilhões (R$ 293 bilhões) e acumulou alta de 9,9% em comparação ao no passado, que já havia sido excepcionalmente bom no segmento.
Arena of Valor (Honor of Kings, na China), da Tencent, é o jogo de iOS com a maior bilheteria, responsável por US$ 2,9 bilhões (R$ 16,2 bilhões) somente nesta plataforma e aumento de 16% no comparativo com 2020. No Google, quem domina é o popular Coin Master, da Moon Active, cuja receita cresceu 13% e bateu US$ 912 milhões (R$ 5,1 bilhões). PUBG Mobile, contudo, é o título de maior retorno financeiro na categoria geral de jogos em todo o mundo este ano.
Aplicativos mais baixados de 2021
Quando o assunto é o total de downloads, nenhuma novidad: o TikTok é o aplicativo mais baixado em 2021, com 745,9 milhões de instalações em ambas as lojas de aplicativos. Os números representam uma queda de 24% em relação a 2020, quando o montante chegou a 980,7 milhões, mas ainda é forte o suficiente para manter a ponta.
No Google Play, o Facebook ainda lidera as paradas de sucesso com quase 501 milhões de instalações. Apesar disso, a rede social de Mark Zuckerberg tem baixa adesão na Apple e não consegue superar os 624,9 milhões de instalações no acumulado entre ambas as lojas virtuais.
Após um 2021 atípico, fruto do isolamento social e da pandemia da covid-19, este ano o mercado passou por um processo de acomodação para um cenário mais realista. Algumas tendências se mantiveram em alta, como os vídeos curtos e o elevado investimento em games, mas outras tiveram níveis de queda. Em janeiro, a Sensor Tower deve trazer um novo levantamento mais apurado e, aí sim, será possível mensurar com mais precisão os resultados de 2021.
Via: CanalTech