De acordo com a empresa especializada em pesquisa de mercado International Data Corporation (IDC Brasil), as impressões de uma empresa brasileira custam anualmente cerca de 1 a 3% das suas vendas no mesmo período. Este número pode parecer pequeno e não causar grandes transtornos, certo? Errado!
► 10 dicas para o seu celular durar mais
►3 Dicas para aumentar a performance do notebook
Ao longo de 12 meses este é um número significativo para o seu orçamento. E, se é possível economizar tanto nas impressões quanto nas manutenções de impressoras, por que não o fazer? O crescimento de sua empresa agradece!
Pensando nisso, separamos 4 dicas para que você gaste menos com a manutenção de impressoras e melhores seus resultados! Vamos lá?
1) Pratique a manutenção preventiva
Se você está habituado a checar a situação de suas impressoras apenas quando elas apresentam algum defeito, deixe isso de lado. Isso pode fazer com que o conserto seja tarde demais. No conceito de manutenção preventiva, a impressora tem sua vida útil prolongada, uma vez que você evita o desgaste das peças.
Você pode se perguntar: “Mas por que fazer uma manutenção preventiva na impressora quando ela está imprimindo normalmente? “, bem, há situações que não estragam uma impressora imediatamente, mas trazem transtornos a longo prazo.
Por exemplo: as impressoras a jato de tinta possuem um recipiente chamado “kit de limpeza”, que tem a função de alojar a tinta expelida pelo cartucho no momento da limpeza de seus ejetores.
Contudo, essa tinta vai se acumulando no kit de limpeza, e se não for retirada a tempo, transborda e se espalha por toda a impressora. Uma manutenção preventiva evita uma situação assim e faz com que você não tenha que gastar muito com a manutenção da impressora – ou até mesmo com uma impressora nova! J
2) O melhor tipo de impressora para sua empresa
Você quer economizar e reduzir custos na empresa, não é? Então, deve saber qual o tipo de impressora que lhe atende melhor e gastar menos ao mesmo tempo. Nem sempre a impressora mais barata apresentará custos menores para você durante a sua utilização. Acredite, estes pequenos detalhes fazem a diferença!
-
Impressoras jato de tinta
Elas são as mais conhecidas do mercado, pois são mais baratas e são vastamente utilizadas em casa e ambientes domésticos.
Impressoras deste modelo utilizam cartuchos de tinta e uma tecnologia que libera centenas de gotículas de tinta por meio de uma abertura minúscula existente nos cartuchos, fazendo com que ela não seja econômica.
Por isso, avalie a necessidade da sua empresa: você trabalha com poucas impressões por mês? Se sim, a impressora à jato de tinta é uma boa opção para você, já que você terá um investimento baixo e um retorno satisfatório.
-
Impressora a laser
Impressoras a laser são mais vistas em ambientes empresariais e corporativos. Isso porque elas atendem melhor a quem precisa imprimir um volume alto de folhas mensalmente.
Apesar de terem um custo mais alto do que a impressora de jato de tinta, as impressoras a laser imprimem mais folhas por toner do que a impressora de jato de tinta com seus cartuchos. Assim, ela torna-se uma opção econômica, pois a longo prazo compensa o investimento inicial.
Além disso, são mais rápidas na hora de imprimir, o que faz com que as empresas economizem também algo muito valioso: tempo!
3) Faça auditorias de impressão
Auditorias de impressão irão mostrar a você a verdadeira necessidade das impressões em sua empresa. Busque responder perguntas como: o número de impressoras na companhia é suficiente ou maior do que o necessário?
Há a possibilidade de arquivar documentos online? Faça as contas e saiba, em média, o que é preciso para as atividades da sua empresa.
4) Escolha um fornecedor de cartuchos/toner confiável
Já demos a dica de como funciona a manutenção preventiva e como escolher a melhor impressora, mas de nada isso adianta caso o suprimento da mesma não seja de qualidade, não é?
Busque por um fornecedor que, além de bons preços, ofereça a você também bons produtos. Assim, os seus equipamentos não serão prejudicados e você não terá problemas como a reimpressão, por exemplo.
Via: papelforte